12 de Junho: mais do que namorados, um dia para celebrar o amor!

Vamos falar sobre dia dos namorados, valentine’s day e amor?

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho, data que antecede ao dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, frei que em vida sempre enalteceu o amor e a importância da união e companheirismo daqueles que se amam para superar todas as adversidades.

Uma data criada para celebrar o amor entre casais de todo o Brasil, ultrapassando todas as barreiras de idade, classe social, religião ou orientação sexual.

Lá fora, na maioria dos países, o Dia dos namorados é comemorado em 14 de Fevereiro, também em alusão a outro santo, neste caso, São Valentim, bispo que apesar de perseguições religiosas, continuou a celebrar casamentos e o amor, tornando-se posteriormente símbolo da união amorosa.

O interessante sobre a diferença das duas datas é a forma como são celebradas.

O dia de São Valentim ultrapassa os limites do afeto entre casais e torna-se um dia para celebrar o amor por todos aqueles que nos são importantes, desde um amigo querido até os nossos familiares, sendo a data popularmente conhecida como a oportunidade de trocar e enviar cartões identificados ou não com declarações e agradecimentos de amor. Uma forma um tanto curiosa para homenagear a todos que amamos, não?

 

Mas seja dia dos pais, das mães, das crianças ou dos namorados, é curioso que precisemos de datas como estas para dispararem o nosso gatilho emocional e fazer com que nos lembremos de reconhecer a importância de quem amamos. Tudo talvez se justifique por rotinas corridas, comodidade de termos sempre a pessoa por perto ou até mesmo um descaso de nossa parte. Independente das razões, uma coisa é fato: todos gostam de demonstrar e se sentir queridos e amados.

giphy-1

No momento que vivemos, sentimentos de angústia, ansiedade, cobrança e desconfiança tornam-se cada vez mais presentes, dando origem a uma série de incertezas que nos pressionam a superar tudo, muitas vezes com a impressão de que estamos sozinhos e somos incapazes de sairmos dessa situação por conta própria.

Infelizmente, somente no Brasil, cerca de 11,5 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior prevalência da doença na América Latina.Números gritantes para um país com fama de alegre e tropical, não?

Sabemos que estas datas, criadas até mesmo com um intuito comercial, não são a cura para esse tipo de problema, mas as atitudes que elas podem promover, sim. Não erradicar o problema, mas demonstrar e frisar a importância de quem amamos. Há quanto tempo você não demonstra a importância que um amigo ou parente realmente tem? Cabe a nós, fazermos com que pessoas que amamos não se sintam sozinhas, e atitudes simples podem ser maiores do que imaginamos para quem precisa.

Portanto, o que acham da proposta de aproveitar o dia dos namorados brasileiro e adotar algumas práticas do dia de São Valentim, ultrapassando as barreiras do casal, e reforçar o amor que temos por todos? 

Para começar, escolha três pessoas que foram extremamente importantes para você em 2018 e declare seu amor por elas. Incentive-as a fazerem o mesmo. Façamos com que esse dia 12 e todos os outros dias do ano sejam uma eterna corrente do bem!

Compartilhe com os amigos e não deixem de seguir o nosso blog!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp Atendimento WhatsApp