Como decorar uma sala pequena: 10 dicas para você colocar em prática

 

 Sala com pouco espaço requer alguns cuidados na decoração – e alguns truques também. Hoje, selecionamos para você algumas ideias de como decorar uma sala pequena para que ela fique mais espaçosa, linda e confortável.

Vantagens e desvantagens de ter uma sala pequena

Atualmente, com as rotinas cada vez mais corridas, é comum que as pessoas busquem casas e apartamentos que sejam aconchegantes, mas não tão grandes. É o caso, principalmente, dos apartamentos tipo studio, cada vez mais populares em todo o Brasil.

Pensando nisso, já é fácil imaginar quais são as principais vantagens de uma sala pequena, não é mesmo? Veja a seguir:

  • É mais fácil limpar uma sala pequena;
  • Salas pequenas podem ser redecoradas com mais facilidade, pois não contam com tantos itens em comparação a salas maiores;
  • Para pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos, salas pequenas são muito mais práticas e confortáveis.

Mas, é claro, nem tudo são flores. Algumas desvantagens óbvias, como ter pouco espaço e não ser ideal para famílias grandes, também pesam.

Seja como for, se você tem uma sala pequena e está em busca de dicas de decoração, chegou a hora de conferir 10 truques que vão transformar seu espaço. Confira!

1. Estilo da decoração

O primeiro passo é escolher o estilo de decoração. Quanto mais simples for, melhor. As linhas retas valorizam muito as salas com pouco espaço.

Estilos como oriental, minimalista, contemporâneo ou moderno proporcionam um espaço mais clean.

Outro detalhe importante: não misture estilos para não criar muita informação em um espaço reduzido. Isso pode acabar destruindo seu projeto.

2. Escolha das cores

Como decorar uma sala pequena para que ela possa parecer mais ampla? É primordial a escolha por cores claras, tanto dos móveis, quanto das paredes, que proporcionam a sensação de maior amplitude para os espaços pequenos.

Opte pelo branco, marfim, pérola e tons pastéis. Use as cores escuras apenas em detalhes como, por exemplo, em tapetes com listras ou desenhos geométricos.

3. Tamanho do sofá

Um erro muito comum na decoração de salas pequenas é o uso de sofás grandes e com braços largos e também o uso de sofás de 2 e 3 lugares, que ocupam boa parte do espaço. Procure por sofás com menor profundidade, de linha reta e sem braços. Geralmente, dependendo das necessidades do(s) morador(es), um sofá é suficiente.

Outra opção de como decorar uma sala pequena é abrindo mão do sofá e dando espaço para as poltronas. Além de excelentes itens de decoração, ajudam a ganhar um bom espaço.

Dependendo do estilo escolhido, é possível combinar poltronas maiores e menores para obter melhores resultados.

4. Cuidado na escolha dos móveis

Outro passo muito importante é a escolha dos móveis.

Se optar por rack, escolha os de madeira em tons mais claros e pouco profundos para não roubarem espaço e prejudicarem a circulação. Se preferir fixar a TV na parede, ganhará espaço no rack para dispor videogames e outros eletrônicos. Agora, se optar por painel, escolha também os de madeira em tons claros.

Além disso, outra boa ideia é usar e abusar de prateleiras e nichos. Com isso, você ganhará muito espaço no chão, além de deixar a circulação mais fluida.

5. Iluminação

A iluminação é fundamental para criar um ambiente mais amplo. Se a sala receber luz natural, ótimo. Senão, faça uso de spots com lâmpadas claras espalhadas pela sala.

Em termos simples: quanto mais iluminada a sala estiver, maior será a sensação de amplitude. Lugares escuros, naturalmente, parecem mais apertados e menores.

Se gostar de cortinas, prefira as mais leves e transparentes, como as de voil. Fuja das cortinas de tecidos pesados como as de shantung. Além disso, opte sempre por cores mais claras. Nada de usar cortinas muito escuras como cinza ou marrom.

6. Espelhos

O uso de espelhos também é uma ótima maneira de ampliar o ambiente, pois dão a sensação de profundidade ao refletirem a luz.

Com certeza, se você já visitou algum apartamento decorado, principalmente os de poucos metros quadrados (como os studios), havia espelhos na decoração.

Seja como for, você poderá apostar em um espelho grande atrás do sofá, por exemplo, ou espalhar vários por toda a sala. Em alguns projetos, há espelhos cobrindo a parede inteira. Sem dúvida, ajudam a ampliar o ambiente.

7. Mesa de centro

Se a sala tiver espaço o suficiente para uma mesa de centro, use as de vidro que proporcionam mais amplitude ao ambiente. Ou, então, você poderá abrir mão dela e usar mesa lateral que pode também ser um bom item de decoração.

8. Tapetes

Se optar por tapetes, utilize os de desenhos geométricos e em cores claras. Escolha um tapete proporcional ao tamanho da sala. Os tapetes não precisam necessariamente ficar embaixo dos móveis, mas também alinhados com o sofá ou com as poltronas.

Outro detalhe: tapetes com listras verticais ajudam a dar amplitude à sala.

9. Móveis multifuncionais

Procure utilizar móveis multifuncionais que tenham espaço para armazenamento, como mesas de centro e aparadores com gavetas.

Além disso, como já dissemos, as prateleiras e os nichos são excelentes aliados na hora de saber como decorar uma sala pequena. Eles ajudam a economizar espaço e ainda são super funcionais. Assim, você une o útil ao agradável e ter um espaço muito mais interessante e aconchegante.

10. Complementando a decoração

Agora que você já conheceu nove truques e passos de como decorar uma sala pequena, está na hora dos toques finais. Utilize peças de decoração que poderão ser substituídas facilmente como vasos, quadros, almofadas e, claro, coloque sua personalidade nisso tudo!

A ideia é criar um projeto que tenha a ver com você e com os moradores da casa, aproveitando o melhor que o espaço pode oferecer.

 

FONTE: AMO DECORAR

 

Deixe uma resposta