O mundo pós Pandemia

Como o mundo vai ficar após a Pandemia?

Será como antes ou teremos um novo normal?

Muitas pessoas estão reavaliando sua forma de viver, dando mais valor para pequenas coisas como um abraço, um aperto de mão ou um beijo na avó.

Vamos falar sobre isso neste artigo, como muitos já viviam no futuro e outros ainda insistem em viver no passado.

NO TRABALHO

O isolamento social trouxe à tona a transformação digital, no entanto essa revolução tecnológica vinha sendo adotada a tempos, mas encarada de forma irrelevante por muitas empresas. As ferramentas digitais que pouco se falavam hoje são usadas quase que diariamente por pequenas e grandes companhias.

Diversas empresas descobriram que seus funcionários são capazes de produzir mesmo fora do escritório. O distanciamento serviu para impulsionar essa tendência de trabalho remoto e desmistificar a improdutividade que ele traria.

SOLUÇÕES DIGITAIS

Com o avanço da internet novas soluções foram criadas para a gestão de uma empresa. É possível encontrar inovações em praticamente todas as áreas da companhia.

Sistema de gerenciamento de clientes via internet, plataformas de gerenciamento de contratos com preenchimento online, assinatura eletrônica e armazenamento na nuvem. Aplicativos especializados em comunicação online, possibilitando reuniões em qualquer lugar.

O novo normal, portanto, é o “full time”. Não que o profissional passe todo o tempo trabalhando, mas ele poderá escolher as horas em que vai exercer suas atividades e ter flexibilidade para organizar sua agenda.

Trata-se de uma nova mentalidade. E quem ganha não é só o funcionário que terá mais liberdade, esse estilo de trabalho também é lucrativo para as empresas, escritórios vazios tem menos custos, diminuem no tamanho e economizam no aluguel.

Novas competências profissionais como gestão de equipe à distância, vão se tornar parte do currículo de cursos e procuradas em profissionais.

HIGIENE

Lavar as mãos constantemente é um hábito que se aprende a fazer desde criança, porém por algum motivo muitas pessoas não faziam. Agora a tendência é que velhos hábitos se tornem novos hábitos. O álcool em gel virou item obrigatório na rotina das pessoas.

EDUCAÇÃO

A rotina escolar mudou e muitos pais se preocuparam em como os estudos dos seus filhos ficariam. O resultado desses meses de isolamento para o ensino foi o de muitas descobertas e inovações. As escolas tiveram que se reinventar, os professores acostumados com a presença física descobriram-se novos alunos, pois tiveram que reaprender a ensinar.

Artifícios tecnológicos, internet, boas ferramentas de comunicação e canais de TV digital foram meios de transmitir as aulas, salvar o ensino e manter a interação com os alunos.

O aprendizado à distância será cada vez mais frequente, aulas online serão uma tendência para o futuro.

CONSUMO

As compras online já aconteciam, mas a pandemia acentuou esse comportamento, o que antes era um estilo hoje é uma necessidade. São inúmeros os produtos que podem ser comprados pela internet, sem necessidade de sair de casa.

A vida em família, com mais tempo dentro de casa e menos tempo em transportes ou congestionamento será um benefício procurado quando as pessoas forem escolher um lugar para morar, trabalhar ou estudar.

Tendências que estavam se solidificando aos poucos, chegaram revolucionando o cotidiano das pessoas, apenas aqueles que estavam preparados se adaptaram sem sofrer grandes mudanças.

O mundo sairá diferente disso tudo, o “novo normal” é a face do futuro.

Fonte: Própria

Deixe uma resposta