Outubro Rosa 2017 – Quem se ama, se previne.

Ao contrário do que muitos imaginam, apenas o autoexame não é suficiente na prevenção e combate ao câncer de mama.

Claro, é fundamental a prática regular com o intuito de se atentar a qualquer mudança nas mamas, mas é fundamental e indispensável visitar periodicamente o médico e realizar o principal exame: Mamografia!


Indispensável,
 devido a mamografia ser o exame mais preciso para detecção de qualquer nódulo ou calcificação, sendo tão eficaz nessa análise precoce, que identifica qualquer problema antes mesmo de um exame clínico de apalpação.
E torna-se fundamental pois segundo o estudo sueco “Swedish Two-County Trial of mammographic screening”, feito com 133.065 mulheres por um intervalo de quase 30 anos, foi constatado que o exame regular pode diminuir em até 30% as mortes causadas pelo câncer de mama.

QUANDO DEVO COMEÇAR?

Recomenda-se o exame anual de mamografia após os 40 anos, mas o autoexame pode ser feito mensalmente a partir da mesma faixa-etária ou até mesmo antes, com o intuito de identificar qualquer irregularidade. Em caso de histórico familiar de câncer de mama, recomenda-se os cuidados ainda mais precoces, por volta de 10 anos antes da idade em que o familiar foi diagnosticado.
Mas atenção, antes dos 25 anos não é recomendado o exame através do raio-x, mas sim pela ultrassonografia, exame mais adequado a idade.
Não deixe também de guardar e levar exames anteriores para comparação dos resultados.

TIPOS DE MAMOGRAFIA

Mamografia Convencional: é realizado um filme da mama exposta ao raio-x e posteriormente analisado pelo médico. A atenção especial fica na forma como é guardado, de maneira que evite excesso de calor e umidade que podem danificar o resultado final.

Mamografia Digital: possui a mesma assertividade do resultado convencional, porém, devido ao seu método onde transforma o raio-x em um sinal elétrico direto para o computador, o exame possui risco menor de ser influenciado por fatores externos que o obriguem a ser refeito. Outra vantagem é a possibilidade de ser ajustado para dar uma atenção maior a alguma exigência médica.

E ai, convencida da importância do exame? Quando irá marcar o seu? Aproveite o mês de outubro e os mutirões de prevenção para se cuidar, ein? E lembre todas as mulheres da sua família!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp Atendimento WhatsApp